Diário de Viagem: Ilhéus – Bahia

{Clique aqui para ver esse post no meu site novo!}

Oi gente, tudo bem?

Fiquei um tempão sem atualizar o blog, mas por um ótimo motivo! Passei duas semanas maravilhosas em Ilhéus, no sul da Bahia, visitando a família (minha vó é de lá!) e as praias paradisíacas da região. Hoje vou contar tudo pra vocês!

image

Essa praia maravilhosa é a praia do Pontal. Como fui no meio da semana, ela estava muito vazia, a água é maravilhosa e a areia, diferente da do Rio de Janeiro, é fininha…

Um pouco de história:

Ilhéus foi fundada em 1534 e é considerada a capital do cacau, devido ao sucesso do cultivo desta commodity no final do século XIX e no século XX. Ela também é palco dos romances de Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terras do Sem Fim”. Além da história da cidade em si, eu tenho um carinho muito especial pela Bahia e, em particular, por Ilhéus pois minhas origens estão lá: minha avó nasceu lá e meu avô é de Salvador.

IMG_5002

Famoso bordel do qual Maria Machadão era dona: Bataclan

IMG_5003

Os coronéis iam “tratar de negócios do cacau” no Vesúvio e, por uma passagem na cozinha, chegavam até o Bataclan… Tudo isso enquanto suas doces mulheres estavam na missa. Em troca de dinheiro e regalias, o padre prolongava a missa e, ao final da mesma, tocava o sino sete vezes para sinalizar para os coronéis que era hora de retornar.

IMG_5001

Interior do Bataclan, que hoje é um agradável restaurante com espetáculos à noite.

image

Restaurante Vesúvio, do qual seu Nacib era dono e Gabriela era cozinheira…

image

Vista do Morro de Pernambuco na Dois de Julho, incrível!

IMG_5008

IMG_5032

Amei visitar a Praia do Cristo e me sentir um pouquinho no Rio de Janeiro de novo! O carinho que os ilheenses têm pelos cariocas é incrível! Todo mundo lá adora o Rio de Janeiro e tem vontade de vir visitar a Cidade Maravilhosa!

Pé na Estrada…

IMG_5115

Meu tio nos levou para visitar a Ponta da Tulha, onde ele tem uma casa de praia e admirar a beleza da praia incrível que tem lá vista de dois mirantes. Acima, eu tentando ser tão linda quanto a paisagem ao meu redor! hahahaha

IMG_5086

IMG_5102

IMG_5128

IMG_5162

Essa viagem foi muito especial pra mim, pois pude rever minha família, conhecer os novos membros, ouvir muuuitas histórias, resgatar minhas raízes baianas (o que incluiu comer bastante hahaha) e, principalmente, realizar um sonho e desejo da minha querida avó que até hoje realiza muitos sonhos meus. Essa viagem e esse post são dedicados a ela s2.

IMG_5092Vovó toda feliz no mirante! 😀

imageAh, e não podia faltar uma acrobacia minha! Essa foi na Praia do Sul, colada no aeroporto Jorge Amado, que é minúsculo! Parece mesmo que o avião vai aterrissar na água!

E vocês, já foram à Bahia? É como Dorival Caymmi diz: quem vai ao Bonfim, nunca mais quer voltar! Fiquei triste de voltar, mas logo que pisei no Rio a felicidade brotou: É carnaval! Já já vou postar um make para vocês arrasarem na melhor época do ano! Beijos e até o próximo post! :*

6 comentários sobre “Diário de Viagem: Ilhéus – Bahia

  1. Jamilaaaa, que legaal!! Adorei o Bataclan hahahah achei tudo muito lindo! Adorei vc contar um pouquinho da história..
    A Bahia é demais, mas só conheço salvador.. Comeu muito acarajé? Amo demaaaais
    Hahaha bjsss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário